Copa do Mundo de Robôs da Federação Internacional de Esportes de Robôs FIRA Robot World Cup 2023
 
 

 

    A equipe Hydrone, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), marcou presença na competição internacional Fira      World Cup, realizada em Wolfenbüttel, Alemanha, entre os dias 17 e 21 de julho de 2023. Nesse evento, o Brasil             estreou na categoria de drones "Air-Emergency Service Indoor" da Fira RoboWorld Cup.

  A missão da equipe Hydrone foi auxiliar em tarefas de emergência, desde a entrega de medicamentos até a         identificação de vítimas em edifícios em chamas. Para essa empreitada, o Hydrone foi representado por três bolsistas do   PRH 22.1: de Graduação Adir Arocha Pedroso Junior e Andressa Cavalcante da Silva, e de Mestrado Matheus Gonçalves   Mateus.

  A participação na competição foi viabilizada pelo Programa de Formação de Recursos Humanos, por meio do projeto       PRH-22.1. Apesar de apenas três membros da equipe estarem fisicamente presentes no evento, o esforço coletivo e a   dedicação de todo o grupo foram fundamentais para a conquista impressionante do 4º lugar na competição     internacional  de robôs, conferindo ainda mais destaque à equipe de robótica da FURG, o Fbot.

 

 

 

 

 

 

Competição Brasileira de Robótica – RoboCup Open 2020

Desafio de Robótica Petrobras 

 

Durante os dias 10 a 14 de novembro de 2020, foi realizado pela segunda vez o Desafio de Robótica Petrobras, organizado pela RoboCup Brasil, dentro da Competição Brasileira de Robótica (CBR). Neste evento, em formato digital devido à pandemia de COVID-19, a equipe Hydrone sagrou-se bicampeã da categoria.

Neste novo formato as equipes desenvolveram sistemas a serem embarcados em um robô aéreo dentro de um simulador, a fim de executar tarefas definidas pelo Desafio. Neste ambiente virtual, foram simuladas instalações da indústria de petróleo e gás, com dutos, plataformas e dutos.

Dentre estas, estavam atividades como mapeamento e localização, reconhecimento das bases aéreas e costeira (de pouso e decolagem), reconhecimento de QR codes, inspeção de mostradores e indicadores, e transporte de itens. Ainda, estas deveriam ser realizadas de forma autônoma e dentro do tempo estipulado pela organização. Por fim, foi realizado um desafio técnico onde as equipes podem demonstrar habilidades extras em automação e robótica de forma livre, sendo avaliadas por convidados com conhecimento na área.

Em uma disputa acirrada até a última etapa do Desafio de Robótica Petrobras, a equipe Hydrone, que conta com três bolsistas do PRH-22, Junior Costa de Jesus (mestrado), Nicolas Pieper Bortoluzzi (graduação) e Pedro Miranda Pinheiro (mestrado), tornou-se bicampeã da categoria. Dessa forma, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e o Centro de Ciências Computacionais consolidam-se em um dos mais relevantes ramos de aplicação de tecnologia de ponta em situações industriais.