Bolsistas de Graduação

Carolina de Lima Santana
carolinalsantna@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Uso de imagens de radar na diferenciação entre fenômenos de derramamento de óleo e fenômenos oceânicos naturais”

Objetivo:

Identificar possíveis fenômenos falso-positivos em imagens de radar de abertura sintética, a bordo dos satélites Sentinel-1, tipicamente associadas a derramamentos de óleo

Orientador:

Fabrício Sanguinetti Cruz de Oliveira

Co-orientador:

Luis Felipe Ferreira de Mendonça

 

Dayana Santos Cardoso
dayana.automacao@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Modelagem, Simulação e Controle de um Veículo Híbrido Não-Tripulado Água-ar para a Indústria de Óleo & Gás”

Objetivo:

Elaborar, simular e validar a modelagem de veículo proposto pelo Projeto Hydrone, a fim de projetar estratégias de controle de posição e orientação do veículo autônomo no meio aéreo e aquático, visando a automatização das tarefas de inspeção e monitoramento associadas a indústria de óleo e gás em superfícies parcialmente submersas ou subaquáticas distantes do local de lançamento.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Enrique Farias Garcia
enrique.farias.garcia@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Desenvolvimento de um Veículo Subaquático para Detecção e Mapeamento de Vazamentos de Petróleo Submerso”

Objetivo:

Construção de um veículo subaquático, utilizando sonar, com o propósito de detectar derramamentos de petróleo submerso no mar, cujo reconhecimento não é possível pelo monitoramento de imagens da superfície oceânica através do uso de satélites e sobrevoos de aeronaves.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

Co- orientador:

Leonardo Contreira Pereira

 

Guilherme Correa de Oliveira
oliveiraguigo00@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Dispositivo Autônomo para Análise e Monitoramento de Estruturas Submersas da Indústria de Óleo & Gás”

Objetivo:

A proposta visa desenvolver um dispositivo autônomo capaz de fazer análises e monitoramento a partir da reconstrução 3D de imagens acústicas de grandes estruturas submersas. Assim, o objetivo é utilizar esse dispositivos em plataformas de extração de petróleo, para que possam ser feitas análises estruturais constantes de equipamentos e estruturas submersas.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

Co- orientador:

Jorge Arigony Neto

 

Hallysson Mateus Santos
hallyssonmateus96@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Modelagem do Casco MINI-BOAT ACQUABLUE: Plataforma Móvel e Autônoma para o Monitoramento e Restauração do Estuário da Lagoa dos Patos”

Objetivo:

Projetar e implementar a estrutura física da plataforma móvel MINI-BOAT para atividades de monitoramento de água e suporte às atividades futuras de limpeza de plástico e outros dejetos (clean-up). O escopo do projeto compreende a elaboração de uma plataforma móvel, alimentada por painéis solares, equipado com sensores para coleta de parâmetros oceanográficos, capazes de mensurar características ambientais de grande importância para a elaboração de respostas rápidas e com navegação autônoma

Orientador:

Vinícius Menezes de Oliveira

 

Herica Pereira Rodrigues
hericarodrigues96@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Utilização de VANT (Veículos aéreos não tripulados) para a análise da sensibilidade ao óleo de dunas frontais”

Objetivo:

Analisar a sensibilidade ao óleo das dunas frontais presentes na PCRS em dois trechos, através de imagens aéreas obtidas por meio de veículos aéreos não tripulados (VANT). Para isso, serão considerados os recursos biológicos, como o tuco-tuco-dasdunas, a cobertura vegetal, e os recursos socioeconômicos, visto que um destes trechos de dunas frontais está situado na porção urbanizada do Balneário Cassino, sendo uma área de intenso uso recreacional. Assim, compreendendo a sensibilidade dessa área em decorrência da pressão antrópica, a sensibilidade ao óleo será comparada a outra seção de mesmas dimensões, mas que está distante do centro urbano

Orientador:

Paula Dentzien Dias Francischini

Co-orientadora:

Salette do Amaral Figueiredo

 

Isadora Vieira Carvalho
isadoravieiracarvalho18@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Novas tecnologias digitais para o monitoramento de óleo no mar e costa Brasileira”

Objetivo:

Desenvolver uma cadeia de processamento automática de imagens dos sensores radar de abertura sintética (SAR) Sentinel-1A e Sentinel-1B aplicados ao monitoramento de vazamentos de óleo na costa Brasileira.

Orientador:

Jorge Arigony Neto

Co- orientador:

Juliana Costi

 

Joana da Silva Sgandella
joana.sgandella@hotmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Influência dos Limites Morfodinâmicos da Antepraia na Resposta Costeira num Cenário de Elevação do Nível Médio do Mar no Litoral Sul do Brasil”

Objetivo:

Quantificar a influência dos limites morfodinâmicos ativos da antepraia na resposta costeira em um cenário de elevação do nível do mar projetado para o ano de 2100 e apontar regiões seguras para a instalação de Indústrias do Petróleo, Gás e Biocombustíveis

Orientadora:

Salette Amaral de Figueiredo

Co-orientadora:

Elaine Siqueira Goulart

 

João Francisco de Souza Santos Lemos
jfsslemos@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Robô Autônomo e Remotamente Operado para Atividades de Engenharia em Plataformas Offshore”

Objetivo:

Desenvolver um braço robótico capaz de manipular objetos com rapidez e também interferir nos equipamentos de funcionamento da indústria, como abrir e fechar válvulas. Parte desse desenvolvimento é a estruturação do braço físico através de peças de acoplagem dos motores, estruturas de interligação das juntas, dimensionamento dos atuadores, cálculo e impressão 3D de caixas de redução de giro além de estudar, desenhar e montar uma garra capaz de fixar em variados corpos de objetos. Ainda no manipulador vem a parte de entendimento do software de controle dos motores, estudo dos softwares de simulação e treino dos movimentos e cálculo da cinemática inversa dos atuadores em conjunto. Outro objetivo é a integração das diferentes partes do robô usando ROS(Robot Operating System é um grupo de união de códigos comuns para desenvolvimento de robôs, que fornece a funcionalidade de um sistema operacional em um grupo de computadores), sendo essas partes: unir o sensoriamento da base, os algoritmos finalizados de navegação, todo o sistema de manipulação em sincronia e a possibilidade de operar o robô a distância. Ao final do desenvolvimento do projeto tenciona-se ter um protótipo capaz de mapear e navegar livremente ao longo da plataforma, manipular diferentes instrumentos e conseguir auxiliar, através das interações humano-máquina, nas diversas tarefas que precisam ser realizadas em uma plataforma de extração de petróleo

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

Co-orientador:

Igor Pardo Maurell

 

João Felipe Magalhães Santelli Maia
joaofmsm@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Sistema de Monitoramento da Turbidez da Água em Regiões Costeiras e Portuárias”

Objetivo:

O desenvolvimento de um sensor de turbidez de baixo custo baseado no processo de espalhamento óptico da luz. O sensor desenvolvido será integrado a um sistema de registro e armazenamento de informações, conhecido como datalogger. Será desenvolvido um encapsulamento que ofereça proteção ao circuito contra a infiltração de água baseado em materiais de baixo custo, permitindo que o instrumento possa operar por longos períodos de forma submersa.

Orientador:

Carlos Augusto Schettini

Co- orientador:

Jorge Arigony-Neto

 

Júlia de Amorim Cometti
juliacometti@yahoo.com.br

Trabalho de Pesquisa:

“Variabilidade do nível da água: decomposição de modos principais e previsão estocástica”

Objetivo:

Estabelecer um procedimento de analises de dados de nível de água e estabelecer um modelo de previsão do nível de água da região de estudo, considerando que a área sul do Brasil apresenta um sinal meteorológico com natureza estocástica, ou seja, aquele que se comporta de maneira aleatória, por isso, os eventos oceanográficos e meteorológicos só podem ser previstos com horas até poucos dias de antecedência.

Orientador:

Carlos Augusto França Schettini

 

Lucas Silva Marca
lucasmarcatec@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Text of Things (ToT): Verificação Digital de Databooks”

Objetivo:

Aplicação de software que auxiliem a indústria de óleo e gás a passar para a cloud os seus databook, e consequentemente ter mais praticidade e facilidade em manipular tais dados. Os grandes utilizadores desses databooks, que seriam os inspetores poderiam ter mais rentabilidade do seu tempo e aplicar em mais inspeções

Orientador:

Eder Mateus Nunes Gonçalves

 

Nicolas Pieper Bortoluzzi
bortoluzzinicolas@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Visão Ativa Híbrida para Inspeção e Monitoramento na Indústria de Óleo & Gás”

Objetivo:

Desenvolvimento de um sistema de visão ativa para inspeção e monitoramento da industria de óleo & gás utilizando um veı́culo hı́brido água-ar, que seja capaz de realizar tarefas no ar e em superfı́cies parcialmente submersas ou subaquáticas. Tais tarefas incluem sensoriamento do local e inspeção de oleodutos e gasodutos, visando a prevenção de possı́veis falhas

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Nicolle Ribeiro Pereira
nicolle.rib.p@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Desenvolvimento de um sistema para identificação e inspeção da corrosão em peças metálicas”

Objetivo:

Desenvolver um sistema de visão computacional para inspeção e detecção da corrosão em chapas de aço carbono. Além do objetivo principal, o projeto contempla os seguintes objetivos específicos: Pesquisar, desenvolver e implementar um sistema de verificação e inspeção automática na indústria metal-mecânica do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis; Identificar em tempo real defeitos de diferentes tipos; Analisar quantitativamente a área de corrosão; Empregar tecnologias abertas. Investigar e testar soluções para processos automatizados de detecção de corrosão que se concentram nos atributos visuais da corrosão.

Orientador:

Emanuel da Silva Diaz Estrada

 

Ylanna Bandeira Lima
ylannalima99@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Embarcação Inteligente Para Monitoramento Da Poluição Em Regiões Costeiras”

Objetivo:

Fornecer dados de alta resolução temporal e espacial de áreas monitoradas da Lagoa dos Patos. Para tal propõe-se o desenvolvimento de um sistema de embarcação autônoma de superfície (Autonomous Surface Vessel - ASV) capaz de monitorar em tempo-real uma área da Lagoa (15km2) e fornecer o mapeamento da qualidade geral do ambiente monitorado. O escopo do projeto compreende a elaboração de uma plataforma móvel, alimentada por painéis solares, equipado com sensores para coleta de parâmetros oceanográficos, capazes de mensurar características ambientais de grande importância para a elaboração de respostas rápidas e com navegação autônoma. Esta plataforma, após construída, será validada em uma aplicação de oceanografia operacional, para a coleta de amostras e dados de sensores com alta resolução espacial e temporal, sem a necessidade de intervenção humana direta nas coletas, reduzindo, portanto, o custo e o risco de muitas operações.

Orientador:

Marcelo Rita Pias

Co-orientador:

Jorge Arigony-Neto

 

Pedro Lima Corçaque
pedrollcorc@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“As Built: Uso de Dados Geometricos Simulados para Grandes Estruturas de Engenharia da Industria de Oleo & Gas”

Objetivo:

Desenvolver um algoritmo capaz de construir datasets simulados utilizando arquivos CAD, que sirvam como ground truth para o desenvolvimento de métodos de machine learning para geração do As Build. Para isso, alguns objetivos menores sao necessarios anteriormente, tais com: Adquirir arquivos CAD para serem usados como dados de entrada para o algoritmo; Testar exaustivamente os algoritmos a fim de evitar consumo excessivo de memória; Buscar os parametros que vão de encontro os resultados esperados.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

Co-orientador:

Igor Pardo Maurell

 

Rebekah Caroline Diniz Veiga
caroldinizvg@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Navegação e Controle do MINI-BOAT ACQUABLUE: Plataforma Móvel e Autônoma para o Monitoramento e Restauração do Estuário da Lagoa dos Patos”

Objetivo:

projetar e implementar o serviço de navegação autônoma e controle da plataforma móvel MINI-BOAT para atividades de monitoramento de água e suporte às atividades futuras de limpeza de plástico e outros dejetos (clean-up). De modo específico, pretende-se desenvolver sistema de navegação autônoma e controle da embarcação, mais conhecido em inglês pela sigla GNC (Guidance, Navigation and Control). Portanto, o objetivo geral é fornecer uma embarcação totalmente autônoma que forneça dados de alta resolução temporal e espacial de áreas monitoradas da Lagoa dos Patos. Para tal propõe-se o desenvolvimento de um sistema de embarcação autônoma de superfície (Autonomous Surface Vessel - ASV) capaz de monitorar em tempo-real uma área da Lagoa (15km2) e fornecer o mapeamento da qualidade geral do ambiente monitorado. O escopo do projeto compreende a elaboração de uma plataforma móvel, alimentada por painéis solares, equipado com sensores para coleta de parâmetros oceanográficos, capazes de mensurar características ambientais de grande importância para a elaboração de respostas rápidas e com navegação autônoma

Orientador:

Vinícius Menezes de Oliveira

 

Ysabella Cristina de Almeida
ysabellacristina.almeida@hotmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Modelo de sensor de detecção e identificação de fitoplâncton em áreas de exploração e produção offshore”

Objetivo:

Desenvolvimento de um sensor baseado em um modelo de visão computacional e inteligência artificial para detecção e identificação de fitoplâncton em áreas de exploração e produção offshore. Propõe-se também a análise do comportamento desse organismo na água saudável e também ao entrar em contato com o óleo, possibilitando a localização em estágios preliminares de potenciais vazamentos petrolíferos (e derivados) no meio aquático, e consequentemente potencializando a eficácia de ações mitigatórias nessa indústria.

Orientador:

Marcelo Rita Pias

Co-orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Bolsistas de Mestrado

Débora Debiaze de Paula
deboradebiaze@yahoo.com.br

Trabalho de Pesquisa:

“Uso de Computação Visual na Restauração de Imagens Subaquáticas para Utilização na Indústria de Petróleo e Gás”

Objetivo:

Tratar a degradação advinda da turbidez, utilizando técnicas de restauração de imagens por meio do estudo de algoritmos de Aprendizado Profundo (Deep Learning).

Orientadores:

Silvia Silva da Costa Botelho
Ricardo Nagel Rodrigues

 

Flavia da Silva Macedo
flaviadsmacedo@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Uso de Drones para Obtenção de Campos de Correntes Superficiais em Ambientes Costeiros ao Sul do Brasil”

Objetivo:

Implementação da tecnologia de drones para a medição de correntes na região da plataforma continental do Sul do Brasil, em especial próximo a desembocadura dos Molhes da Barra da cidade do Rio Grande onde há a presença de um dos portos mais movimentados do Brasil, o Porto do Rio Grande, com o principal objetivo de garantir um diagnóstico de correntes superficiais local para obter uma navegação segura de embarcações e subsidio para solucionar possíveis acidentes ambientais

Orientador:

Carlos Augusto França Schettini

 

Igor Pardo Maurell
igormaurell@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Ajuste de Primitivas Geométricas à Nuvens de Pontos de Grandes Estruturas Utilizando Aprendizado Profundo”

Objetivo:

Desenvolver um método de ajuste de primitivas geométricas baseado em aprendizado profundo que seja capaz de fornecer as informações necessárias para embasar uma técnica de As Built automático. Para que esse objetivo seja cumprido, alguns outros objetivos específicos devem ser alcançados anteriormente, são eles: ● Desenvolver uma ferramenta de geração de datasets simulados; ● Construir um dataset simulado com ground truth para ajuste de primitivas geométricas à nuvens de pontos; ● Desenvolver uma técnica de ajuste de primitivas geométricas; ● Validar técnica em comparação com o estado da arte; ● Integrar a técnica desenvolvida a um pipeline completo de As Built automático.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Junior Costa de Jesus
dranaju@gmail.com

Trabalho de Pesquisa: 

“Gerando Mapas de Profundidade com controle de Aprendizado por Reforço em AUV”

Objetivo:

Propor um sistema para navegação de um AUV, de forma, que ele seja capaz de criar uma estratégia e política através de características extraídas de imagem de mapa de profundidade.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Pedro Miranda Pinheiro
pedrompinheiro@hotmail.com

Trabalho de Pesquisa: 

“Desenvolvimento de um Veículo Híbrido Não-tripulado Aéreo-Aquático para a Indústria de Óleo e Gás com Ênfase em Eficiência Energética”

Objetivo:

Desenvolver um veículo híbrido aéreo-aquático capaz de realizar decolagem vertical, voo, pouso na água, submersão e movimentação subaquática.

Orientador:

Paulo Lilles Jorge Drews Junior

 

Vinicius Vasconcelos Maurente
viniviusvmaurente@gmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Sistema de visão computacional para inspeção da corrosão, em estruturas metálicas, na indústria do petróleo, gás e energias renováveis”

Objetivo:

Desenvolver um sistema de visão computacional para inspeção e detecção da corrosão em estruturas metálicas (aço carbono). Tem como objetivos específicos: pesquisar, desenvolver e implementar um sistema de detecção na indústria de petróleo, gás e biocombustíveis; identificar em tempo real defeitos de diferentes tipos; analisar quantitativamente a área de corrosão; empregar tecnologias abertas; investigar e testar soluções para processos automatizados de detecção de corrosão que se concentram nos atributos visuais da corrosão

Orientador:

Emanuel Estrada

 

Bolsistas de Doutorado

Luciane Baldassari Soares
lucianebaldassari@gmail.com

Trabalho de Pesquisa: 

“Um sistema de visão passiva para inspeção de cascos de navios”

Objetivo:

Desenvolver um sistema de inspeção digital baseado em visão computacional para inspeções de cascos de navios, que possa ser utilizado sem exigir o deslocamento do navio para docagem.

Orientadora:

Silvia Silva da Costa Botelho 

 

Sersana Sabedra de Oliveira
sersana@hotmail.com

Trabalho de Pesquisa:

“Análise numérica do coluna de água oscilante como fonte auxiliar de geração de energia elétrica em plataformas de extração de petróleo”

Objetivo:

Através de um modelo computacional axissimétrico que considera a perda de carga imposta pela turbina ao conversor CAO submetido a um estado de mar realístico, simular numericamente seu comportamento fluidodinâmico. Além disso, será empregado o método Design Construtal para a otimização geométrica do conversor CAO, permitindo assim maximizar sua potência hidropneumática e, consequentemente, maximizar a energia elétrica gerada. Cabe informar que tanto o modelo computacional como o estudo de otimização geométrica são abordagens inéditas, justificando a proposta apresentada.

Orientador:

Liércio André Isoldi

 

Bolsistas de Pós-Doutorado

Juliana Costi
ju.costi@gmail.com

Trabalho de Pesquisa: 

“Sistema Integrado de detecção e previsão do comportamento de derrames de óleo no mar”

Objetivo:

Desenvolver um sistema automático de detecção e previsão do destino de manchas de óleo, utilizando dados, imagens e ferramentas livres. O sistema será desenvolvido levando em consideração as características de operação dos terminais e portos brasileiros, visando otimizar sua viabilidade de operacionalização, bem como sua escalabilidade e inovação.

Orientador:

Jorge Arigony Neto